Coordenador : Daniel Luiz Poio Roberti
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390270.2201.260819.24022023
Departamento/Setor: DGP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Nas diferentes fases de desenvolvimento da rede institucional de formação de professores de Cachoeiras de Macacu, participarão do projeto; representantes da secretaria de planejamento, geoprocessamento e habitação (SEPLAGH); secretaria de educação (SEDUC); professores do ensino fundamental e médio do município de Cachoeiras de Macacu e professores adjuntos da UFF - Angra dos Reis..
Local de atuação: IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF-Angra). Avenida do Trabalhador, no 179, Jacuecanga, Angra dos Reis – RJ CEP: 23914-360. Telefone: (24) 3365-1642;
Objetivo
- Objetivo geral:Dar continuidade ao projeto Atlas municipal escolar: vivências de uma formação cartográfica desenvolvendo uma metodologia de trabalho com a participação dos professores e pesquisadores do ensino básico e do superior para de uma maneira coletiva e horizontalizada possamos nos apropriar do Atlas Macacu como recurso didático para ensinar e aprender os conteúdos escolares. - Objetivo específico: Elaborar cursos de formação docente, propostas de metodologias ativas, oficinas didáticas e leituras dialogadas/problematizadoras para o exercício de uma reflexão crítica do Atlas Macacu por parte do corpo docente e discente do município.
Resumo
O projeto Atlas municipal escolar: vivências de uma formação cartográfica submetido e aprovado pelo edital Ações Novas 2021 contribuiu para a elaboração do Atlas Macacu, material escolar voltado para o uso dos professores e alunos do município de Cachoeiras de Macacu. Este Atlas é diferente dos atuais comercializados pelo mercado editorial (seja comum ou didático), por ser um relevante instrumento pedagógico que facilita o ensino dos conteúdos escolares levando em consideração a escala da dimensão do vivido e por divulgar o potencial econômico, socioambiental e turístico da região. Em 2023, os exemplares do Atlas Macacu foram impressos com o apoio financeiro da prefeitura de Cachoeiras de Macacu e a finalidade desta ação extensionista é formar uma rede institucional colaborativa, articulando pesquisadores envolvidos na elaboração do Atlas e professores do ensino básico do referido município. A proposta é planejar, executar/implementar e avaliar um conjunto de atividades de formação docente (curso, oficinas didáticas e leitura dialógica/problematizadora sobre material) com sugestões de uso do Atlas em sala de aula.